Entre com seu e-mail e receba novidades do blog

terça-feira, 29 de março de 2011

Interpretação de cisne Negro.




"Cisne Negro" é um suspense psicológico intenso que descreve a metamorfose de uma bailarina para o "Cisne Negro". Por trás da fachada estranha do filme reside um comentário profundo sobre o preço da fama, o sacrifício dos artistas e as forças ocultas por trás do mundo sombrio do entretenimento de alto risco. Vamos olhar para o simbolismo oculto do filme e seus temas relacionados com o lado escuro do show business.    Dirigido por Darren Aronofsky, "Cisne Negro" conta a história da tímida bailarina Nina ao longo do seu caminho para o sucesso no exigente mundo do balé profissional. Cisne Negro pode ser considerado um complemento para o filme anterior do diretor, "O Lutador", que também descreve os altos e baixos de uma pessoa perturbada que trabalha em um campo menos conhecido nas artes do espectáculo: luta profissional. Embora ambos os filmes exploram temas semelhantes (ou seja, sacrificar a si mesmo para o bem do desempenho), o mundo em que Nina evolui e os obstáculos que ela tem de suportar são diametralmente opostos aos de "O Lutador". Neste, Randy "The Ram" Robinson é cara que tem um trabalho pesado em uma cidade hostil e deve lidar com a dor física causada por seu estilo de vida "pesado". Nina, por outro lado, está no refinado mundo do balé e de suas lutas são de natureza psicológica, emocional e até espiritual. Eu muitas vezes digo que grandes obras de arte podem ser interpretadas de várias maneiras, dependendo do conhecimento e experiências de cada espectador. Esse filme não é excepção ... existem maneiras diversas de interpretar de fato o enredo do filme. Através do uso de símbolos e significados, no entanto, o filme alude claramente a muitas questões discutidas anteriormente nesse site: o lado escuro e oculto da fama, a dualidade, o controle mental baseado em trauma, a criação forçada de um alter persona e muito mais. O personagem principal, Nina, passa por uma mudança metafísica - por entrar em contato com o seu "lado negro" - a fim de ter um melhor desempenho. Essa mudança é imposta a Nina pelo seu manipulador,  neste caso, seu diretor de balé. O filme usa referências sutis para o controle mental baseado em trauma para explicar a criação de um  alter-ego no psique de Nina.    Embora a Cisne Negro é ficção, é, no entanto explora realidades ocultas de arte de alto risco e desempenho. Há inúmeros exemplos de artistas que abraçaram mais escura alter egos de tomar a sua arte para "outro nível" ... e muitos dos que, em última análise são consumidos por eles. Vamos olhar para os elementos de ocultismo e de controle da mente do Cisne Negro e ver como eles se relacionam com algumas das realidades do mundo do entretenimento profissional.    Atenção: spoilers à frente!

Resumo do Filme
_________________________________________

Cisne Negro é uma releitura moderna do ballet clássico de Pyotr Ilyich Tchaikovsky, O Lago dos Cisnes. No filme, o diretor de balé, Thomas Leroy (interpretado por Vincent Cassel), descreve para seus dançarinos a trama básica do ballet:  
  "Nós todos sabemos a história. A menina virginal, pura e doce, presa no corpo de um cisne. Ela quer a liberdade, mas só o verdadeiro amor pode quebrar o feitiço. Seu desejo é quase concedido sob a forma de um príncipe. Mas, antes que ele possa declarar seu amor, o gêmeo lascivo, o Cisne Negro, engana e o seduz. Devastado, o Cisne Branco pula de um penhasco, matando-se e, na morte, encontra a liberdade ".    Nina, uma mulher jovem tímida e frágil é escolhida para desempenhar o papel de a Rainha dos Cisnes e deve, portanto, incorporar tanto o Cisne Branco puro e o Cisne Negro mal. Sua busca pela perfeição como uma bailarina leva à experiência, em seu cotidiano, a transformação experimentada pelo Cisne Branco na história do balé. Os acontecimentos da vida diária de Nina, portanto, espelha a história do personagem que ela assume como uma bailarina, levando à confusão e, enquanto borra a linha entre realidade e ficção, à aparente insanidade.
O uso diretor de espelhos e reflexos em inúmeras cenas são um lembrete constante da percepção alterada da realidade de Nina. Espelhos no filme são muitas vezes enganosos e os reflexos de Nina parecem ter uma "vida própria". Enquanto Nina fica assombrada pelo Cisne Negro, essa persona suplente toma uma vida própria e age fora do controle consciente de Nina. Explicaremos mais adiante como isso se relaciona com o controle mental baseado em trauma.    Se você ainda não leu outros artigos neste site, controle mental baseado em trauma - também conhecido como Programação Monarca - é o processo pelo qual um indivíduo é submetido a trauma intenso e desumanização, a fim de provocar uma dissociação mental. Isto provoca uma fragmentação da personalidade do escravo e permite que o manipulador de crie uma personalidade alternativa que pode ser programada à vontade. Alguns pesquisadores alegam que existem elementos ocultos (rituais satânicos) no trabalho desse processo.
"O projeto monarca poderia ser melhor descrito como uma forma de dissociação estruturada e integração ocultista, a fim de compartimentar a mente em múltiplas personalidades dentro de uma estrutura sistemática. Durante esse processo, um ritual satânico, geralmente incluindo misticismo cabalístico, é realizado com o objetivo de prender um demônio ou um grupo de demônios para alterar o correspondente(s). Naturalmente, a maioria dos cépticos vêem isso como apenas um meio para melhorar o trauma na vítima, negando qualquer crença irracional de que a possessão demoníaca de fato ocorre. "  - Ron Patton, Monarch Project 


Um cartaz promocional de Black Swan. Nina (interpretada por Natalie Portman) é   mostrada com uma rachadura através do seu rosto,  que representa a ruptura da sua personalidade,   um conceito importante e símbolo do controle mental.


Trauma
_______________________________________________________

Nina vive em um pequeno apartamento em Nova York com sua mãe, Erica, sobre os quais o mínimo que podemos dizer é que ela é arrogante. Muitas referências ao controle mental baseado em trauma podem ser encontrados no ambiente de vida de Nina e o comportamento controlador de sua mãe.


O quarto de Nina. Observe as borboletas na parede, uma referência à programação monarca. Junto à janela, há um grande coelho branco, um símbolo de controle mental, originários de Alice no País das Maravilhas - um conto de fadas utilizado na programação de escravos MK. Seguindo o coelho branco, Alice passou por um mundo alternativo (País das Maravilhas), que, em termos de controle mental, se refere ao estado dissociativo de um escravo.

A mãe de Nina, uma bailarina aposentada que não conseguiu se tornar uma estrela, age mais como uma manipuladora de controle mental, do que como uma mãe. Ela tem, obviamente, questões de fronteira e mantém rígido controle sobre todos os aspectos da vida de Nina. Escravos monarcas da vida real muitas vezes começam sua vida difícil como vítimas de abuso em sua própria casa. Símbolos relativos ao controle mental na casa de Nina, provavelmente, refletem esta triste realidade, incluindo seu quarto rosa, infantil.


Toda noite,  Erica Sayers toca a caixa de música ao lado de Nina,   a fim de fazer a bailarina dançar um pouco. Isso é bastante   simbólico do estado mental controlado de Nina.


Erica Sayers, mãe de Nina, despi à força sua filha adulta. Essa cena perturbadora retrata a submissão total de Nina para sua mãe e também dá dicas para o insalubres "familiaridade" sexuais entre as duas.

Outras pessoas na vida de Nina, aparentemente, predando sua fraqueza e "energia de vítima", se aproveitam dela sexualmente.


Um velho tarado faz gestos obscenos para Nina quando andava de trem. Essa cena perturbadora diz muito sobre a relação da Nina com a sexualidade. Predadores sexuais, por vezes, têm a capacidade doentil para farejar e "dar o bote" em vítimas de abuso sexual.

A mãe de Nina , portanto, sujeitou a filha para o controle mental baseado em trauma, a fim de torná-la uma mulher submissa, que iria realizar os sonhos de sua mãe. Isso tem treinado Nina para desassociar a fazer sua existência suportável, o que torna Nina o tema perfeito para a criação de um personalidade alterada sombria: o Cisne Negro.

Tranzendo o cisne
___________________________________________

Voltando ao enredo, Thomas, diretor de balé, está à procura de uma nova estrela de balé desempenhando o papel de a Rainha dos Cisnes. A dança meticulosa de Nina é perfeito para o papel do Cisne Branco, mas ela também deve ser capaz de reproduzir o Cisne Negro, um papel que exige a bailarina torcida, sexual e perigosa. O estilo frígido de Nina não é adequado para a Cisne Negro, mas Thomas a escolhe como a Rainha dos Cisnes de qualquer maneira. Ele sabe o que ela tem dentro dela, e ele vai trazê-lo para fora.

Thomas e Nina

Em um ponto, Thomas diz Nina:

"A perfeição não é apenas controle. É também sobre o desapego. Surpreenda-se para que possa surpreender o público. Transcendência. Muito poucos têm isso neles. "

Assistindo a dança Nina, mais tarde ele diz:

"Eu sabia que o Cisne Branco não seria um problema. O verdadeiro trabalho seria a sua metamorfose em sua irmã gêmea do mal ".

A fim de obter a perfeição, ou em termos alquímicos, para realizar a Grande Obra, Nina deve dominar o bem e o mal - luz e trevas. O conceito oculto da dualidade torna-se, portanto, extremamente importante (mais sobre isso depois).    O trabalho de Thomas é criar uma nova Nina, agressiva e sexual. Ele, portanto, torna-se manipulador de Nina no novo controle mental. Considerando que a mãe "programou" sua filha para ser uma bailarina submissa que nunca questiona sua mãe / manipuladora, Thomas exige-lhe abraçar o exato oposto. Ele representa o "grande campeonato", o próximo nível da programação monarca.

Após seu encontro com Thomas, Nina, vestida de branco, cruza o caminho da outra Nina,  vestida de preto. Isso representa simbolicamente a vinda da nova Nina, escuro alter-ego.

Para se tornar um Cisne Negro, Nina deve ser capaz de ser um pouco confortável com o sexo, e até mesmo se divertir. Então Thomas dá lição de casa a Nina: "tocar a si mesma". Pronto para fazer de tudo para se tornar a melhor dançarina, Nina tenta se masturbar, mas a mãe faz um bloqueio. O prazer sexual se torna, portanto, uma forma de emancipação do controle de sua mãe e sua iniciação com o "grande campeonato".  
  Como o cisne negro cresce em poder, Nina começa a alucinar mutações físicas no seu corpo. A única pessoa que pode ver essas mutações é a mãe de Nina, que, como uma manipuladora, tem a "chave" para sua psique. Ela está consciente da transformação gradual de Nina e tenta reprimi-la, sabendo que causará a perda de sua "menininha".

Nina alucina todos os tipos de mutações estranhas em seu corpo.  Elas representam a gradual saída do Cisne Negro nela.

Essa situação reflete a verdade nua e crua por trás da vida real do ritual de abuso. As crianças, que já estão dissociadas devido a abusos de seus pais, são entregues para "instâncias superiores", que continuam o processo de programação. Neste caso, Nina é entregue ao mundo do entretenimento (conhecido por usar programação monarca em celebridades) para criar em sua personalidade um alteração destinada a ser uma estrela de renome mundial.

Thomas apresenta a nova rainha Cisne, Nina

A fim de Nina se tornar a nova rainha Cisne, no entanto, alguém tem que renunciar.

Beth MacIntyre: A estrela envelhecida que foi posta de lado
_________________________________________________________

Beth MacIntyre na cerimônia de coroação de Nina. Ela acaba   de saber que ela já não é a Rainha dos Cisnes. Ela não está feliz.

Beth MacIntyre (interpretada por Winona Ryder) é a estrela anterior da companhia de balé. No entanto, ela está ficando velha e "perdendo a ponta". Como um veterano, Beth já passou pelo "processo do Cisne Negro", e, como algumas pessoas podem dizer, ela "vendeu sua alma ao diabo". Embora este acordo deu-lhe anos de grandes atuações, no final, o processo completamente destruído. Ela se tornou uma pessoa amarga, vaidosa e odiosa que é incapaz de existir sem que o Cisne Negro.    Existem muitos casos reais de celebridades que sofrem o mesmo destino. Depois de serem recrutadas, programada e preparadas pela indústria para se tornar uma estrela mundial, elas subitamente caem no esquecimento. Estando psicologicamente danificada, sem saber quem elas realmente são, as estrelas caídas afundam na depressão, drogas, alcoolismo e até suicídio.    Thomas, que era manipulador de Beth (que ele chamava de "minha pequena princesa", um gatilho de controle mental) não precisa mais do alter-ego que criou nela. No entanto, é impossível "desprogramar", então ela perde completamente sua mente. No dia seguinte, a companhia de balé descobre que ela foi atropelada por um carro. Thomas diz:

"Você sabe, eu também estou certo de que ela fez isso de propósito. Tudo Beth não vem de dentro, de algum impulso escuro. Eu acho que isso é o que a torna tão emocionante para assistir ... muito perigoso ... perfeito mesmo às vezes. Mas também tão maldito e destrutivo. "

Assim, o "espírito", o alter-ego que consumiu e destruiu Beth, foi também uma força oculta atrás de seu grande desempenho. O público sempre foi fascinado por artistas intensos e inspirados que os tocam em um nível primário e visceral. Dependendo do desempenho, esta fonte de transcendência artística tem sido atribuída ao divino ou ao diabo. Artistas inovadores e controversos muitas vezes habitaram entre o brilhantismo e a insanidade - batendo em uma força misteriosa na fonte da grandeza artística e, por outro lado, a  iminente auto-destruição. As pessoas religiosas poderiam dizer que essa força é nada mais nada menos do que a posse do espírito; cientistas podem dizer que tormento psicológico leva à criatividade. Não importa o termo que se usa para essa "força", que certamente existe e é aproveitado por alguns dos artistas mais influentes do mundo. Beth recebeu essa força que a destruiu completamente... e agora ele pode passar a Nina.

O Cisne Negro Toma Conta (Asas Negras e Espelhos)
______________________________________________________

Um poster do filme simbólico. De uma pequena bailarina nasce,   como uma Phoenix das cinzas, um gigantesco e ameaçador Cisne Negro.


O Cisne Negro é a força artística brilhante ainda que espiritualmente destrutiva que Thomas quer ver nascido em Nina. Ele obviamente sabe sobre os poderes devastadores do Cisne Negro, mas ele não se importa e nunca se importou. Uma vez que Nina foi "usada" pelo Cisne, ele vai encontrar outra dançarina para substituí-la. Ele é uma representação da indústria do entretenimento, que manipula os artistas a se tornarem cisnes negros, em última análise, destruindo-os quando os efeitos do Cisne tenham se apagado.

A "força" do Cisne Negro é simbolicamente representada por asas negras em diferentes fases do filme.



Nina no final de sua performance "perfeita", como o Cisne Negro. Ela é brevemente apresentada com asas pretas, simbolizando que ela se tornou "um" com o Cisne Negro.



E S P E L H O S
__________________________________________

Os espelhos são usados durante todo o filme, para simbolicamente refletirem o verdadeiro estado da psique de Nina.

O reflexo assombrador no espelho que tem uma mente própria. Com o avanço da sua metamorfose, Nina percebe que uma entidade totalmente independente é viver dentro dela. É completamente atuando fora de seu controle. No simbolismo de controle mental, reflexos de espelho representam um escravo de personalidade alterada que é programado e manipulado por um manipulador.

Logo antes de sua grande performance como o Cisne Negro, Nina luta contra si mesma em seu camarim. Durante a luta entre Nina e o Cisne Negro, um quebra o espelho, o que representa o colapso da fronteira psicológica que separa as duas entidades. Ao quebrar o espelho, Nina se torna o Cisne Negro.

O Magnum Opus e o Sacrifício: Na estréia do show, Nina dá uma performance estelar. Ela joga a doce e tímida Cisne Branco, e, quando chegou a hora, ela foi superada pela "força" para se tornar a perturbada, mas emocionante, Cisne Negro. Ao casar-se com o branco e o preto, o bem e o mal, a luz e a escuridão, Nina realizou a Grande Obra alquímica, o caminho para a iluminação oculta.    O processo, entretanto, consumiu-a. Ao permitir que o Cisne Negro pudesse possuí-la completamente, Nina deu a performace de uma vida, mas ela se tornou uma pessoa diferente. Thomas e a audiências e apaixonaram por Nina como o Cisne Negro - da mesma forma o príncipe do ballet se apaixona por gêmeo do mal do Cisne Branco. Mas este não é a "real" Nina. O Cisne Negro é uma força destrutiva, ela não pode viver com isso: ela está a atormentando a nível físico e psicológico. Não é possível continuar, a única forma de Nina pode libertar-se, é de se matar. E é isso que ela faz.

Nina morrendo no final de sua performance. Suas últimas palavras a Tomé: "Eu estava perfeita".

Conclusão
_______________________________________

Cisne Negro é um filme profundo, que pode ser interpretado em muitos níveis. Olhamos para os elementos de ocultismo e de controle mental do filme e examinamos as suas mensagens sobre o mundo sombrio do show business. O comentário do filme sobre o casamento do mundo do entretenimento com forças ocultas é algo que tem sido discutido várias vezes aqui. Embora o conceito é raramente discutido ou sequer notado pela pessoa comum, pessoas de dentro do mundo do entretenimento, muitas vezes atestarm a forças estranhas de vários tipos de trabalho na indústria.    Através da metamorfose de Nina de uma tímida ninguém para uma estrela possuída, os espectadores vêem o lado escuro do entretenimento. O controle mental, manipulação e imoralidade colidem com sucesso e reconhecimento. Impulsos escuros, vícios e autodestruição surgem com o gênio artístico e o brilho criativo. Aqueles que estão no "comandando do show" sabem trazer o Cisne Negro de artistas para fora ... e eles sabem muito bem que vai destruí-los, a longo prazo. E eles estão bem com isso. Da mesma forma que Beth foi posta de lado para receber uma nova rainha Cisne, o público vai sempre dar boas vindas a mais nova estrela da elite com aplausos e aclamações. Porque, como dizem, o show deve continuar.    


Fonte: VigilantCitizen

Nenhum comentário:

Postar um comentário

PARE!
Antes de postar um comentário leia as regras:

1-comentários contendo ofensas serão imediatamente excluídos.

2-o mesmo acontecerá com comentários que conterem links de assuntos não relacionados ao blog.

3-duvidas a respeito de qualquer assunto deverão ser encaminhadas ao twitter ou ao formspring do blog.

4-insultos a outros leitores também não serão permitidos.

5-e comentários que discordem do conteúdo aqui publicado também serão excluídos, pois como já explicado este blog é de origem cristã e pode não estar de acordo com suas crenças.

No demais lerei todos os comentários e farei o máximo para responder a todos, e lembre-se, estas regras são para fazer do blog um espaço mais agradável aos visitantes.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...